Antecedentes


A Noite da Criação foi idealizada a exemplo de outras atividades similares, já realizadas em cidades como Santa Maria e Porto Alegre, e segue uma tradição que remonta a 1816.

Nos dias 4 e 5 de maio de 2014, em Santa Maria/RS, um grupo de escritores, coordenado pelo professor e escritor Andre Zanki Cordenonsi, passou uma noite isolado em uma livraria com o objetivo de produzir, cada um, um conto de suspense e terror.

Uma Noite Alucinante, como foi intitulado o evento, teve franca inspiração em Tu, Frankenstein 2!, que teve a frente de sua organização o escritor Duda Falcão e, como parte da programação da Feira do Livro de Porto Alegre de 2013, reuniu autores nacionais e estrangeiros na Biblioteca Pública da cidade, os quais, enclausurados, passaram a madrugada escrevendo contos sobre literatura fantástica e policial.

Também em Portugal houve uma experiência semelhante, porém com caráter de concurso literário, de modo que os autores inscreviam-se para participar.

Esta última experiência, intitulada A Noite de Lorde Byron, faz referência direta à proposta original: o desafio lançado por Lord Byron em 1816 a um grupo de amigos, que tendo ficado presos em sua casa de campo devido a uma chuva intensa, propôs-se a escrever, ao longo daquela madrugada, um conto aterrorizante. Foi nesta ocasião que Mary Shelley escreveu “Frankenstein – O Moderno Prometheu”, um dos maiores clássicos da literatura de terror.

Seguindo também a tradição de resgatar um integrante experiente, A Noite da Criação contará com a participação especial do escritor e professor Enéias Tavares, que compôs o grupo de escritores de Uma Noite Alucinante em 2013.